CICPRIS Centro de Investigação em Ciência Política, Relações Internacionais e Segurança

CICPRIS Centre for Research in Political Science, International Relations and Security

Conferência Internacional “Sustainability from an Economic and Social Perspective”

 

O CICPRIS vai organizar a Conferência Internacional “Sustainability from an Economic and Social Perspective”, nos dias 15 e 16 de novembro de 2018, em Lisboa. O evento decorre em parceria com a 35th International Scientific Conference on Economic and Social Development, CPES – Universidade Lusofona, GOVCOPP – Universidade de Aveiro, University North and Faculty of Management University of Warsaw. Este evento é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto «UID/CPO/4563/2016».

As propostas de comunicação devem ter entre 250 e 300 palavras e enviadas até 5 de setembro, em inglês. Os trabalhos selecionados serão publicados nas atas do congresso, sendo que os melhores textos sobre “Sustentabilidade na perspectiva Económica e Social” serão selecionados para publicação na revista Fluxos & Riscos.

 

Conferência Internacional “Novos Movimentos Políticos de Cidadania , em Portugal e na Europa”

O CICPRIS organizou a Conferência Internacional “Novos Movimentos Políticos de Cidadania , em Portugal e na Europa”, no dia 21 de Maio, às 9h30, no Auditório Agostinho da Silva, no Campus da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, em Lisboa. Com moderação do Professor João de Almeida Santos, director da FCSEA e Investigador Responsável do CICPRIS, o painel foi formado por Manuel Anselmi, Universidade de Perugia, José Manuel Sánchez Duarte, Universidade Rei Juan Carlos, Madrid, Bernardo Ivo Cruz, True Bridge Consultancy, e José Filipe Pinto, Universidade Lusófona.

Subordinada ao programa de investigação sobre os Movimentos Políticos de Cidadania de Novo Tipo, esta conferência representou mais um passo no processo de reflexão interna e pública sobre este importante e atual tema, contando com especialistas nacionais e estrangeiros de grande relevo. Estes movimentos políticos representam uma alternativa ao tradicional sistema de partidos, que se encontra em crise, e estão ancorados quer na crítica ao sistema quer nos modernos meios de auto-organização e mobilização da cidadania, surgidos a partir das novas tecnologias da informação e da comunicação e das redes sociais.

Conferência de Sociologia

Num mundo globalizado e ainda à procura de um novo paradigma, importa perceber se as regras do método sociológico teorizadas por Durkheim permitem uma abordagem holística da sociedade e se podem constituir um instrumento para a compreensão da conjuntura político-social. Passado um século sobre a morte de Émile Durkheim parece pertinente revisitar a sua obra e refletir sobre a atualidade do pensamento daquele que pode ser visto como o fundador da Sociologia Positivista moderna, predecessor do Funcionalismo moderno e “um estruturalista avant la lettre”.

A Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração (FCSEA) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, em parceria com o Centro de Investigação em Ciência Política, Relações Internacionais e Segurança (CICPRIS) organizam a Conferência de Sociologia, no dia 8 de Maio, às 10h, no auditório Armando Guebuza, no Campus da ULHT.