CICPRIS Centro de Investigação em Ciência Política, Relações Internacionais e Segurança

CICPRIS Centre for Research in Political Science, International Relations and Security

Divulgado o programa da Conferência Internacional “Sustainability from an Economic and Social Perspective”

O programa da Conferência “Sustainability from an Economic and Social Perspective” encontra-se disponível. O CIPES, através do CPES e do CICPRIS, é co-organizador do evento que resulta de uma parceria firmada com a International Scientific Conference on Economic and Social Development. A Conferência decorrerá nos dias 15 e 16 de novembro de 2018, no Double Tree by Hilton Hotel Lisbon – Fontana Park.

Este evento é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto «UID/CPO/4563/2016», e também conta com a promoção do GOVCOPP (Universidade de Aveiro), University North (Croácia), University of Warsaw e Faculté des Sciences Juridiques, Economiques et Sociales de Salé (Marrocos).

A sessão de abertura da Conferência Internacional “Sustainability from an Economic and Social Perspective” contará com a presença da Professora Doutora Ana Lorga, directora do CPES e Vice-Presidente da Direcção do CIPES. Participarão na Conferência, como oradores, o Professor José Brissos-Lino, Investigador do CICPRIS, Miriam Paulino Flores e María del Rosario Villavicencio Gutierrez, alunas de doutoramento da Universidad Autonoma do Estado do México em estágio de investigação no CPES, sob orientação da Professora Ana Lorga.

 

Encontro Ciência 2018

O CICPRIS e o CPES participaram do encontro Ciência 2018, organizado pela FCT. Ambos os centros puderam apresentar seus trabalhos no evento anual que reúne a comunidade científica portuguesa. Cada unidade de investigação participou de maneira autónoma, porém utilizaram essa grande plataforma de divulgação para dar a conhecer o nome do CIPES, a nova unidade que resultará da fusão entre os dois centros e investigadores da Escola de Ciências Económicas e das Organizações (ECEO/ULHT).

O CICPRIS apresentou três comunicações na mesa “Promover a paz e o Estado de Direito” que também foi coordenada pelo Professor João de Almeida Santos, Investigador Responsável do CIPES e do CICPRIS. Os investigadores que representaram o CICPRIS foram José Filipe Pinto que apresentou “Os Movimentos Políticos Não-Partidários e o novo Paradigma da Representação – o caso português”, João de Almeida Santos com a comunicação “Movimentos Políticos de Cidadania de Novo Tipo: Um Desafio à Política Contemporânea” e Diogo Pires Aurélio que falou sobre “Segurança Pública e Segurança Privada no Século XXI”. O CPES foi representado por Ana Lorga da Silva, Rui Duarte Moura e Artur Parreira que apresentaram a comunicação “Metodologias de avaliação da sustentabilidade dos fatores de acesso à riqueza socialmente produzida para indivíduos e famílias no presente e na emergente sociedade do conhecimento”, no painel de “ Cidades e Comunidades Sustentáveis”.

Conferência “Threat Prevention and US Border Security”

O Centro de Investigação em Política, Economia e Sociedade (CIPES) e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) promovem a Conferência “Threat Prevention and US Border Security”, no dia 16 de Julho, às 11h, no Auditório Armando Guebuza, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa. Participam na Conferência, João de Almeida Santos, Director do CIPES e da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração (FCSEA/ULHT), Vasco Rato, Presidente da FLAD, e o orador convidado Carlos Rodriguez, do US Department of Homeland Security. Em debate o tema da segurança nas fronteiras, estratégias contra o terrorismo, o direito e a imigração.