VI Congresso Internacional África Lusófona / VI Lusophone Africa International Congress

O programa de investigação «Estudos Africanos e Lusófonos» do CICPRIS, «centro de investigação em Ciência Política, Relações Internacionais e Segurança», dando continuação à orientação estratégica que tem vindo a seguir, CICPRIS o VI Congresso Internacional da África Lusófona – I Encontro da África Global», que decorreu na ULHT, em Lisboa, entre 5 e 7 de Novembro de 2013.

Presentes inúmeros especialistas nacionais e estrangeiros.

Na sessão solene de abertura, que contou com a presença de cerca de 130 convidados, intervieram como oradores o prof. Doutor Manuel de Almeida Damásio, presidente do conselho de administração da COFAC, o Prof. Doutor fernando campos, Diretor da linha de investigação «Estudos Africanos e Lusófonos», o Prof. Doutor João de Almeida Santos, Diretor do «CICPRIS» e do departamento de «Ciência Política, Segurança e Relações Internacionais», e o Dr. Luís Amado, ex-ministro da Defesa, de Estado e dos Negócios Estrangeiros nos XVII e XVIII governos constitucionais, que teve a seu cargo a conferência inaugural do congresso.

Nesta sua conferência, muito apreciada pelos presentes, o Dr. Luís Amado percorreu os grandes temas da política internacional tendo feito convergir a sua leitura para o lugar de áfrica no contexto internacional e na ótica da construção de uma nova ordem mundial onde ocuparão um lugar de relevo as novas potências mundiais emergentes.